A nossa paixão por dados como serviço de informação

O GECE surgiu como uma iniciativa de estudantes de graduação que acreditam que o conhecimento deve ser aplicado. Por isso, em agosto de 2017, nasceu um projeto inicial no formato aberto de grupos de discussão, estudos e apresentação de temas voltados para análise de conjuntura econômica. O grupo ganhou visibilidade entre os discentes e apoio de professores, logo tendo sido reconhecido oficialmente pelo Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Visando a qualificação, produtividade e aperfeiçoamento técnico, no 2º semestre de 2018, o grupo passou a ter uma estrutura administrativa e corpo técnico de produção com limitação de membros. A partir desse período, iniciamos a publicação dos Boletins de Conjuntura, que visam prover estatísticas e análise de conjuntura dos mais variados indicadores macroeconômicos. Também iniciamos o trabalho de aprimoramento teórico e técnico dos membros, através de cursos e treinamentos, e expandimos o escopo do projeto para a área ambiental.

Atualmente, na área macroeconômica, as análises são focadas em nível de atividade, inflação, mercado de trabalho, economia internacional, política fiscal e monetária. Na área ambiental, abordamos temas como agricultura orgânica, agrotóxicos, biodiversidade, pesca, energia, florestas, unidades de conservação, saneamento e poluição.

Nosso crescimento sempre foi baseado em conexões e parcerias, assim, destacamos como principais parceiros nessa jornada:

Diretório Acadêmico Milton Friedman - DAMF
Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - ICEAC
Centro Integrado de Pesquisa - CIP
Núcleo de Economia Regional, Urbana e Ambiental - NERUA